Força do pensamento

Imagine um futuro no qual, apenas com a força do pensamento, você poderá postar uma mensagem no Twitter e fazer uma ligação de seu celular. Imagine que não será necessário movimentar mãos ou pés para jogar seu game favorito ou tocar um instrumento musical, apenas mentalizar. Que, como se fosse telepatia, suas ondas cerebrais guiarão automóveis e poderão movimentar membros robóticos. Pare de imaginar. Esse futuro é hoje.

Tudo isso já é feito em laboratórios do mundo que conduzem experimentos com as chamadas Interfaces Cérebro-Máquina (ICM), aparelhos para ler ondas cerebrais ou impulsos nervosos enviados por nosso cérebro e transformá-los em comandos eletrônicos. A área tem crescido nos últimos anos e mostra avanços que poderão aposentar joysticks, teclados e mouses.

Centenas de pessoas já usam versões comerciais de capacetes de eletrodos para digitar um texto, selecionar opções numa tela ou jogar games com a força do pensamento. Outras contam com próteses mecânicas que leem impulsos nervosos para mover braços, mãos e dedos artificiais. Já há máquinas que ligam, por cabo, computadores ao cérebro de tetraplégicos, que conseguem mover cursores de mouse e acionar robôs a partir de comandos da mente. Mas isso é apenas o começo. O neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis lidera o projeto mais ambicioso do mundo na área: criar um exoesqueleto robótico comandado por ondas cerebrais que devolva os movimentos a quem perdeu todos os movimentos. Coisa para décadas, né? “Queremos fazer a primeira demonstração na Copa de 2014”, diz Nicolelis, considerado um dos 20 maiores cientistas em atividade.
Fonte: GALILEU

.

Vencedor e Perdedor

O vencedor é sempre parte da solução;
O perdedor é sempre parte do problema;
O vencedor sempre tem um plano;
O perdedor sempre tem uma desculpa;
O vencedor diz: “deixe-me ajudá-lo”;
O perdedor diz: “este não é o meu trabalho”;

O vencedor vê uma resposta para todo problema;
O perdedor vê um problema em toda resposta;
O vencedor vê sempre uma luz no meio da escuridão;
O perdedor vê sempre escuridão no meio de toda luz;

O vencedor diz: “é difícil mas é possível’;
O perdedor diz: ‘pode ser possível mas é muito difícil’.

POR TUDO ISSO, SEJA UM VENCEDOR!!

.