Saudade

.

Saudade é solidão acompanhada, é quando o amor ainda não foi embora, mas o amado já… Saudade é amar um passado que ainda não passou, é recusar um presente que nos machuca, é não ver o futuro que nos convida… Saudade é sentir que existe o que não existe mais… Saudade é o inferno dos que perderam, é a dor dos que ficaram para trás, é o gosto de morte na boca dos que continuam…

Só uma pessoa no mundo deseja sentir saudade: aquela que nunca amou. E esse é o maior dos sofrimentos: não ter por quem sentir saudades, passar pela vida e não viver.

O maior dos sofrimentos é nunca ter sofrido.

Pablo Neruda

Mistérios na lua

.

.

Estudantes criam luvas capazes de traduzir sinais em sons

.

Uma equipe de estudantes ucranianos criou um sistema chamado Enable Talk, que permite que pessoas com deficiências de audição e fala se comunique através de luvas que traduzem sinais em liguagem sonora. A invenção foi a grande vencedora da olímpiadas tecnológicas da Microsoft, a Imagine Cup, que teve cerimônia de premiação esta semana sem Sydney, Austrália. Segundo o site do jornal Daily Mail, a conversão de linguagem é viabilizada por um aplicativo de smartphone.

As luvas são compostas por uma série de elementos como sensores flexíveis, sensores de toque, gisroscópios, acelerômetros e também células de captação de energia solar, que ajudam a manter o aparato carregado. Por meio do aplicativo, os usuários das luvas Enable Talk podem programar sua própria linguagem de sinais, que depois será reconhecida pelo programa.

A invenção ainda está na fase de protótipo, mas o time por trás dela está confiante de que o sistema ainda virá a mudar a vida de muitas pessoas. “Nossa inspiração foi ajudar os nossos amigos que tem audição ou fala prejudicada a ser capazes de se comunicar como qualquer outra pessoa”, disse o programador Maxim Osika, um dos desenvolvedores do Enable Talk.

De acordo com os inventores das luvas, o protótipo custou cerca de US$ 77,5, e a intenção deles é lançar no mercado um produto de preço acessível.

Terra online

.