Tipos fechados ao telefone
Existem pessoas que, embora
sejam capazes de participar normalmente de uma conversa, na maioria das vezes
perdem a fala quando forçadas a falar ao telefone, mesmo com conhecidos. Quando
tentamos conversar com esses fechados ocasionais, temos a impressão de estar
participando de um monólogo, e não de um diálogo.
Na grande maioria, esses
tipos são pessoas que não têm autoconfiança, são tímidas e introvertidas e
precisam fazer um grande esforço para se afirmar e adquirir um mínimo de
auto-segurança. Embora pessoalmente passem a impressão de não ter problemas de
comunicação, assim que atendem a uma ligação parecem ser tomadas por toda a
timidez, que escondem a tanto custo.
Lidar com pessoas assim não é
simples. Pra começar, faça perguntas que não podem ser respondidas com
monossílabas. Faça, também, declarações do tipo: "dou muito valor à sua
opinião..." ou "conto com seus comentários".
E, uma vez feita a pergunta,
dê um tempo para que a pessoa organize seus pensamentos; se não houver resposta,
pergunte novamente. Mas, se a pessoa do outro lado da linha continuar quieta,
tente a todo custo não ficar irritado e não faça nenhum comentário agressivo,
porque isso poderá transformar o fechado ocasional em eterno fechado.
Isso também não significa que
você deva deixar que a pessoa desligue sem ter conseguido o que queria; ao
contrário, deixe claro que irá ligar novamente, para que ela tenha tempo de
organizar seus pensamentos. Em último caso, sugira uma reunião pessoal,
encontros pessoais tornarão a comunicação mais fácil para ambos.
Alan Houel e Christian
Godefrey