Uma melhor educação das atuais e das novas gerações,
poderá mudar o rumo e a marcha
da história do ser humano
neste planeta Terra, já que as crianças e os jovens de
hoje serão
os futuros pais e mães, os futuros educadores
ou dirigentes de Escolas e Universidades,
os futuros
dirigentes de empresas, os futuros administradores de
cidades,
Estados ou nações e os futuros cidadãos.
As crianças e os jovens de hoje são a esperança de
um mundo melhor no amanhã, de uma
sociedade mais humana,
com princípios éticos e saudáveis de relacionamento. É
preciso,
por isso, que evoluam de modo mais sadio e com
melhores condições emocionais, maior
responsabilidade e
independência e muitas outras características saudáveis
de seres humanos.
Pais e educadores conscientes têm como objetivo
fazer de tudo para que a educação das
criançase dos
jovens lhes assegurem condições de chegarem a ser
adultos felizes e obterem
êxito na vida. E que evoluam
como seres humanos sadios, com personalidades bem
formadas
para que possam, quando adultos, contribuírem
para uma sociedade melhor.
Os pais e educadores querem
desenvolver nos jovens valores realmente importantes,
como maior consciência como pessoas, harmonia emocional, física e espiritual e, em especial,
colaborarem para que
a criança desenvolva uma auto-imagem positiva,
que seja
estimuladora para uma vida mais realizadora e feliz.
Mas a realidade mostra que nem sempre os pais e os
educadores têm claro como educar as
crianças e os
jovens, como formar personalidades saudáveis ou como
estimular uma auto-imagem
que leve os jovens a
desenvolver a autonomia, independência e
responsabilidade e um maior
equilíbrio emocional
(chamado atualmente de Inteligência Emocional).
Os adultos possuem muitas dúvidas sobre quais as
melhores atitudes que devem ter para com as
crianças
para que elas evoluam de modo sadio, conhecendo os seus
direitos como seres humanos
mas também, os seus limites
e seus deveres.
Muitos pais e educadores acham que estão educando
bem as crianças e os jovens quando ensinam,
por exemplo,
com suas próprias atitudes ou através das mensagens que
dão a eles,
mensagens que os incentivam a seres pessoas
esforçadas, a fazerem depressa ou com perfeição,
a serem
pessoas fortes, ou até incentivando-os a serem pessoas
impacientes, ansiosas, irritáveis
ou fazendo tudo por
eles, deixando-os dependentes, impedindo assim que as
crianças e os jovens
assumam a cada dia maior
independência, ou abafando as suas emoções e suas
criatividades.
Muitos pais conscientes querem mudar para
colaborarem de um modo mais eficiente para um sadio
desenvolvimento das crianças, para que sejam seres
humanos mais adaptáveis às novas realidades
deste mundo,
mas não sabem o que mudar e como mudar. Não sabem muitas
vezes como serem pais
ou educadores que dão estímulos de
ternura e amor, de presença, de confiança, de segurança,
de paciência, de ajuda, de cooperação, de solidariedade,
de entusiasmo e de alegria de viver.
Muitos pais, em
especial, não sabem como vencer as barreiras dos tabus e
dos preconceitos
e chegarem a dar um abraço em um
filho/a ou um beijo, ou não sabem fazer um carinho sem
ficarem
constrangidos, não sabem dizer coisas que farão,
certamente,
um tremendo bem à saúde emocional dos
filhos.
Mas agora os pais e os educadores recebem uma
grande ajuda com a publicação do livro
"Criança Feliz,
Adulto Feliz: o Poder Emocional da Auto-Imagem",
do psicólogo e escritor Antonio de Andrade.