Não possuir algumas das coisas que
desejamos é parte indispensável da
felicidade.
(Bertrand Russel)

 
 


                    Criança Feliz, Adulto Feliz...

Uma melhor educação das atuais e das novas gerações, poderá mudar o rumo e a marcha da história do ser humano neste planeta Terra, já que as crianças e os jovens de hoje serão os futuros pais e mães, os futuros educadores ou dirigentes de Escolas e Universidades, os futuros dirigentes de empresas, os futuros administradores de cidades, Estados ou nações e os futuros cidadãos.

As crianças e os jovens de hoje são a esperança de um mundo melhor no amanhã, de uma sociedade mais humana, com princípios éticos e saudáveis de relacionamento. É preciso, por isso, que evoluam de modo mais sadio e com melhores condições emocionais, maior responsabilidade e independência e muitas outras características saudáveis de seres humanos.

Pais e educadores conscientes têm como objetivo fazer de tudo para que a educação das criançase dos jovens lhes assegurem condições de chegarem a ser adultos felizes e obterem êxito na vida. E que evoluam como seres humanos sadios, com personalidades bem formadas para que possam, quando adultos, contribuírem para uma sociedade melhor.

Os pais e educadores querem desenvolver nos jovens valores realmente importantes, como maior consciência como pessoas, harmonia emocional, física e espiritual e, em especial, colaborarem para que a criança desenvolva uma auto-imagem positiva, que seja estimuladora para uma vida mais realizadora e feliz.

Mas a realidade mostra que nem sempre os pais e os educadores têm claro como educar as crianças e os jovens, como formar personalidades saudáveis ou como estimular uma auto-imagem que leve os jovens a desenvolver a autonomia, independência e responsabilidade e um maior equilíbrio emocional (chamado atualmente de Inteligência Emocional).

Os adultos possuem muitas dúvidas sobre quais as melhores atitudes que devem ter para com as crianças para que elas evoluam de modo sadio, conhecendo os seus direitos como seres humanos mas também, os seus limites e seus deveres.

Muitos pais e educadores acham que estão educando bem as crianças e os jovens quando ensinam, por exemplo, com suas próprias atitudes ou através das mensagens que dão a eles, mensagens que os incentivam a seres pessoas esforçadas, a fazerem depressa ou com perfeição, a serem pessoas fortes, ou até incentivando-os a serem pessoas impacientes, ansiosas, irritáveis ou fazendo tudo por eles, deixando-os dependentes, impedindo assim que as crianças e os jovens assumam a cada dia maior independência, ou abafando as suas emoções e suas criatividades.

Muitos pais conscientes querem mudar para colaborarem de um modo mais eficiente para um sadio desenvolvimento das crianças, para que sejam seres humanos mais adaptáveis às novas realidades deste mundo, mas não sabem o que mudar e como mudar. Não sabem muitas vezes como serem pais ou educadores que dão estímulos de ternura e amor, de presença, de confiança, de segurança, de paciência, de ajuda, de cooperação, de solidariedade, de entusiasmo e de alegria de viver.

Muitos pais, em especial, não sabem como vencer as barreiras dos tabus e dos preconceitos e chegarem a dar um abraço em um filho/a ou um beijo, ou não sabem fazer um carinho sem ficarem constrangidos, não sabem dizer coisas que farão, certamente, um tremendo bem à saúde emocional dos filhos.

Mas agora os pais e os educadores recebem uma grande ajuda com a publicação do livro "Criança Feliz, Adulto Feliz: o Poder Emocional da Auto-Imagem", do psicólogo e escritor Antonio de Andrade. 

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