Liderança e gerenciamento
Liderança não é gerenciamento. Gerenciamento é uma visão de métodos,
liderança lida com objetivos. Segundo Peter Drucker e Warren Bennis, gerenciar é
fazer as coisas do jeito certo; liderar é fazer as coisas certas. Para perceber
rapidamente a importante diferença entre as duas coisas, imagine um grupo de
produtores abrindo caminho em uma floresta com seus machados.
Eles são
produtores, solucionadores de problemas; limpam o terreno para depois
cultivá-lo, e avançam resolutos. Os gerenciadores seguem atrás, afiando os
machados, redigindo manuais de procedimentos e métodos, elaborando programas
para o desenvolvimento muscular, introduzindo tecnologias mais eficazes,
organizando os turnos e os descansos dos manejadores de machados.
O líder é
aquele que sobe na árvore mais alta, estuda a situação em seu conjunto e grita:
"estamos na mata errada!" Mas, com freqüência, como reagem os produtores e os
gerenciadores? Simplesmente dizem: "cale a boca! Estamos conseguindo avançar".
Na condição de indivíduos, grupos e profissionais, normalmente, estamos tão
ocupados com o corte das árvores que nem sequer percebemos que estamos na mata
errada. Por isso, precisamos cada vez mais de uma visão, ou um destino, e de uma
bússola e menos de um mapa da estrada.
A eficácia, e muitas vezes a
sobrevivência, não depende apenas de quanto esforço se faz, mas, sim, se estamos
realizando este esforço na mata certa ou não. E, se levarmos em conta as
metamorfoses freqüentes, que hoje em dia, ocorrem em todas as áreas e
profissões, necessariamente a liderança vem antes do gerenciamento.
A liderança
faz mais falta ainda em nossas vidas pessoais, pois estamos nos dedicando muito
mais a gerenciar com eficácia, a estabelecer e atingir metas, antes de ter
esclarecido quais são nossos valores.
Sthephen R.
Covey