|
Peixe
Fresco
Os
japoneses adoram peixe fresco. Porém, as águas perto do Japão não produzem
muitos peixes há décadas. Assim, para alimentar a sua população, os
japoneses aumentaram o tamanho dos navios pesqueiros e começaram a pescar mais
longe do que nunca. Quanto mais longe os pescadores iam, mais tempo gastavam
para o peixe chegar. Se a viagem de volta levasse mais do que alguns dias, o
peixe já não era mais fresco.
E
os japoneses não gostaram do gosto daqueles peixes. Para resolver este
problema, as empresas de pesca instalaram congeladores em seus barcos. Eles
pescavam e congelavam os peixes em alto-mar. Os congeladores permitiram que os
pesqueiros fossem mais longe e ficassem em alto mar por muito mais tempo.
Entretanto, os japoneses conseguiram notar a diferença entre peixe fresco e
peixe congelado, e, é claro, eles não gostaram do peixe congelado.
O
peixe congelado, porém, tornou os preços mais baixos. Então as empresas de
pesca instalaram tanques de peixe nos navios pesqueiros.
Eles podiam pescar e
enfiar esses peixes nos tanques, como sardinhas. Depois de certo tempo, pela
falta de espaço, os peixes paravam de se debater e não se moviam mais. Eles
chegavam cansados e abatidos, embora, vivos. Os japoneses ainda podiam notar a
diferença no sabor. Por não se mexerem por dias, os peixes perdiam o gosto de
frescor. Os japoneses preferiam o gosto de peixe fresco e não o gosto de peixe
apático.
Então,
como os japoneses resolveram este problema? Como eles conseguiram levar aos
consumidores peixes com gosto de puro frescor? Se nós estivéssemos trabalhando
em consultoria para as empresas de pesca, o que recomendaríamos?
Quando
as pessoas atingem seus objetivos, tais como, quando encontram um(a) namorado(a)
maravilhoso(a), começam com sucesso numa empresa nova, pagam todas as suas dívidas
ou o que quer que seja, elas podem perder as suas paixões. Elas podem começar
a pensar que não precisam mais trabalhar tanto, se dedicarem tanto, então
relaxam.
Elas passam pelo mesmo problema que os ganhadores de loteria que gastam
todo seu dinheiro, o mesmo problema de herdeiros que nunca trabalharam e de
donas de casa, entediadas, que ficam dependentes de remédios de tarja preta.
Para
essas situações, inclusive no caso dos peixes dos japoneses, existe solução.
L.
Ron Hubbard observou no começo dos anos 50. "O homem progride,
estranhamente, somente perante a um ambiente desafiador". Quanto mais
inteligente, persistente e competitivo somos, mais gostamos de um bom problema.
Se nossos desafios estão em um determinado tamanho e conseguimos, passo a
passo, conquistá-los, ficamos muito felizes.
Pensamos em novos desafios e nos
sentimos com mais energia.
Ficamos excitados em tentar novas soluções. Nos
divertimos.
Permanecemos vivos!
Para
conservar o gosto de peixe fresco, as empresas de pesca japonesas, ainda colocam
os peixes dentro de tanques. Mas, eles também adicionam um pequeno tubarão em
cada tanque. O tubarão come alguns peixes, mas a maioria dos peixes chega
"muito vivo". Os
peixes são desafiados!
Portanto,
ao invés de evitar desafios, devemos pular dentro deles. Massacremo-los. Se
nossos desafios são muito grandes e numerosos, não devemos desistir e, isto
sim, nos reorganizar buscando mais determinação, mais conhecimento e mais
ajuda. Se alcançamos nossos objetivos, buscamos objetivos maiores. Uma vez que
nossas necessidades pessoais ou familiares forem atingidas, vamos ao encontro
dos objetivos do nosso grupo, da sociedade e até mesmo da humanidade.
Devemos
criar o nosso sucesso pessoal e não se acomodar nele.
E, com recursos,
habilidades e destrezas, fazer a diferença. Vamos por um tubarão em nossos
tanques e observar quão longe, realmente, podemos chegar.
Maktub
|
|