Tornando-se um gerente pessoal
Para conseguir gerenciar bem o seu tempo e conquistar a administração pessoal, é
preciso levar em conta quatro atividades-chave:
- Identificar papéis: ou seja, pensar seriamente nos papéis que desempenha na
vida, primeiro como indivíduo - marido ou esposa, pai ou mãe, filho ou filha -,
depois os papéis no trabalho e na sociedade. A partir daí, anote o tempo que vem
gastando com cada um deles ao longo de uma semana;
- Estabelecer metas: é o segundo passo, ou seja, pense em dois ou três
resultados que pretende alcançar em cada um dos seus papéis, nos próximos sete
dias;
- Planejar: dados os dois primeiros passos, você pode olhar para a sua próxima
semana com as metas em mente e o tempo reservado para atingi-las. Por exemplo,
se uma dessas metas é melhorar sua forma física, é bom reservar uma hora durante
3 ou 4 dias ou quem sabe todos os dias para atingir esse objetivo.
- Adaptar-se diariamente: é a última atividade-chave. A partir da organização da
semana, o planejamento diário torna-se uma questão de estabelecer prioridades.
Dedicar alguns minutos, todas as manhãs, para repassar seus compromissos pode
colocá-lo em contato com as decisões baseadas em valores que você tomou quando
organizou a semana, além de fatores inesperados que podem ter surgido.
Conforme
você revê o dia, percebe que seus papéis e metas implicam o estabelecimento de
prioridades naturais.
Aprendendo a gerenciar seu tempo, você consegue organizar sua própria vida e o
seu tempo com uma diferença qualitativa positiva. E mais, quanto mais as suas
metas semanais estiverem ligadas à sua missão pessoal, maior será o aumento da
sua eficácia.
(Stephen R. Covey, no livro "Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes")
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