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O ódio nunca desaparece, enquanto pensamentos de
mágoas forem alimentados na mente. Ele desaparece,
tão logo esses pensamentos de mágoa forem
esquecidos. (Sakyamuni).
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Se o telhado for mal construído ou estiver em mau
estado, a chuva irá entrar na casa; assim a cobiça
facilmente entra na mente, se ela é mal treinada ou
fora de controle. (Sakyamuni).
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Uma mente perturbada está sempre ativa, saltitando
daqui para lá, sendo difícil de controlar; mas a
mente disciplinada é tranqüila; portanto, é bom ter
sempre a mente sob controle. (Sakyamuni).
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Aquele que protege sua mente da cobiça, e da ira,
desfruta da verdadeira e duradoura paz. (Sakyamuni).
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Numa viagem, um homem deve andar com um companheiro
que tenha a mente igual ou superior a sua; é melhor
viajar sozinho do que em companhia de um tolo.
(Sakyamuni).
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Um amigo insincero e mau é mais temível que um
animal selvagem; a fera pode ferir-lhe o corpo, mas
o mau amigo pode lhe ferir a mente.
(Sakyamuni).
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O leite fresco demora em coalhar; assim, os maus
atos nem sempre trazem resultados imediatos. Esses
atos são como brasas ocultas nas cinzas e que,
latentes, continuam a arder até causar grandes
labaredas. (Sakyamuni).
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Um homem será tolo se alimentar desejos pelos
privilégios, promoção, lucros ou pela honra, pois
tais desejos nunca trazem felicidade, pelo
contrário, apenas trazem sofrimentos. (Sakyamuni).
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Um bom amigo, que nos aponta os erros e as
imperfeições e reprova o mal, deve ser respeitado
como se nos tivesse revelado o segredo de um oculto
tesouro. (Sakyamuni).
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Um rochedo não é abalado pelo vento; a mente de um
sábio não é perturbada pela honra ou pelo abuso.
(Sakyamuni).
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Dominar-se a si próprio é uma vitória maior do que
vencer a milhares em uma batalha. (Sakyamuni).
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Viver apenas um dia ou ouvir um bom ensinamento é
melhor do que viver um século sem conhecer tal
ensinamento. (Sakyamuni).
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Aqueles que se respeitam e se amam a si mesmos devem
estar sempre alerta, a fim de que não o sejam
vencidos pelos maus desejos. (Sakyamuni).
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Cada um é senhor de si mesmo, deve depender de si
próprio; deve, portanto, controlar-se a si próprio.
(Sakyamuni).
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O segredo da saúde da mente e do corpo está em não
lamentar o passado, em não se afligir com o futuro e
em não antecipar preocupações; mas está no viver
sabiamente e seriamente o presente momento.
(Sakyamuni).
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Não viva no passado, não sonhe com o futuro,
concentre a mente no momento presente. (Sakyamuni).
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Vale a pena cumprir bem e sem erros o dever diário;
não procure evitá-lo ou adiá-lo para amanhã. Fazendo
logo o que hoje deve ser feito, poder viver um bom
dia. (Sakyamuni).
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A sabedoria é o melhor guia e a fé, a melhor
companheira. Deve-se pois, fugir das trevas da
ignorância e do sofrimento, deve-se procurar a luz
da Iluminação. (Sakyamuni).
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Tudo é mutável, tudo aparece e desaparece; só pode
haver a bem-aventurada paz quando se puder escapar
da agonia da vida e da morte. (Sakyamuni).
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Não é um deus que julga as pessoas, mas é a própria
pessoa que faz o julgamento de si mesmo. (Daisaku
Ikeda).
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A pessoa que não pode viver significativamente hoje
não o pode esperar levar uma vida brilhante amanhã .
Não importando que grandes planos a pessoa possa
fazer, se não valorizar cada momento, será o
exatamente como muitos castelos no ar. Todas as
causas no passado e todos os efeitos no futuro estão
condensados dentro do momento presente da vida. Se
melhoramos ou não o nosso estado de vida neste
momento, determinar se podemos expiar as maldades
que causamos desde o infinito passado e se seremos
capazes de acumular a boa sorte que permanecer por
toda a eternidade. (Daisaku Ikeda).
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O que somos hoje e o que seremos amanhã depende de
nossos pensamentos. Se procedo mal, sofro as
conseqüência; se procedo bem, eu mesmo me purifico.
(Sakyamuni).
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Eu sou o resultado de meus próprios atos, herdeiros
de atos; atos são a matriz que me trouxe, os atos
são o meu parentesco; os atos recaem sobre mim;
qualquer ato que eu realize, bom ou mal, eu dele
herdarei. Eis em que deve sempre refletir todo o
homem e toda mulher. (Sakyamuni).
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Bem farias em te examinares e refletires sobre a ti
mesmo.
(Sakyamuni).
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Em nossas vidas há momentos de alegria e de
sofrimento. Se conseguirmos entender que sempre
haverá bons e maus, poderemos gradualmente a não o
esperar somente bons momentos, e nem a detestar os
maus. (Daisaku Ikeda).
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Seja como for, a grandiosa Revolução Humana de uma
única pessoa irá um dia impulsionar a mudança total
do destino de um país e, além disso, será capaz de
transformar o destino de toda a humanidade.
(Daisaku Ikeda).
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Por mais que na batalha se vença a um ou mais
inimigos, a vitória sobre a si mesmo é a maior de
todas as vitórias. (Sakyamuni).
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Existe uma única estrada e somente uma, e essa é a
estrada que eu amo. Eu a escolhi. Quando trilho
nessa estrada as esperanças brotam, e, o sorriso se
abre em meu rosto. Dessa estrada nunca, jamais
fugirei. (Daisaku Ikeda).
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Eu e meus discípulos, mesmo que ocorram vários
obstáculos, desde que não se crie a dúvida no
coração atingiremos naturalmente o Estado de Buda
(iluminação), não duvidem dos benefícios do Sutra de
Lótus, mesmo que não haja proteção dos céus, não
lamentem a ausência de segurança e tranqüilidade na
vida presente. Embora tenha ensinado dia e noite a
meus discípulos, todos criaram dúvidas abandonaram a
fé. O que é costumeiro no tolo é esquecer nas horas
cruciais o que prometera nas horas normais. (Nitiren
Daishonin).
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É comum dizer, que se for para vivermos
problematicamente, tristes, angustiados, vencidos,
então não há necessidade de sermos budistas; para
que sermos budistas, se não melhoramos em nada? Para
viver fracassadamente não há necessidade de
religião. Não podemos viver de forma fracassada,
temos que vencer, temos que superar nossos
problemas, temos que justificar a nossa existência
com realizações. (Daisaku Ikeda).
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Desistir de aprender é egoísmo. Este é um ditado que
eu gosto muito. Quando acalentamos o desejo de
aprender mais, nossas vidas estarão repletas de
genuína vitalidade e brilho. (Daisaku Ikeda).
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Atualmente existem pessoas que tem fé no Sutra de
Lótus. Entretanto alguns crêem em como chamas
ardentes, enquanto outros como a água corrente.
Quando os primeiros ouvem sobre o Budismo,
entusiasmam-se como o fogo, mas quando permanecem
afastados, são dominados pela mente disposta a
abandonar a fé. Como água corrente - significa crer
continuamente sem nunca retroceder. (Nitiren
Daishonin).
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Assim como uma pequena planta deve enfrentar muitos
obstáculos antes de se transformar numa árvore, nós
precisamos experimentar muitas dificuldades no
caminho da felicidade absoluta.
(Nitiren Daishonin).
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Diante da honestidade dos companheiros não há outra
forma senão responder com nossa honestidade e, a
sinceridade com sinceridade.
(Nitiren Daishonin).
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Se um mestre sustenta um mau discípulo, ambos cairão
no inferno.
(Nitiren Daishonin).
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A fraqueza humana e a estupidez são as mesmas, hoje
em dia. Quando as pessoas ingressam em alguns campos
de atividades, como a política onde são tratados com
glória e com respeito da sociedade, embora no início
parecem não esquecerem-se de seu propósito original
de empenha-se "pela causa do povo", mais tarde são
propensos a serem levados pelos desejos de fama e
fortuna. Existem aqueles que, a despeito da promessa
em seus anos mais jovem, quando chega a época em que
alcançam 40 ou 50, não são capazes de controlar a si
mesmos. A fim de prevenir tais ocorrências, é de
máxima importância que, seja qual for o campo em que
esteja envolvido sempre mantenha a humildade em sua
mente, para receber orientações sobre a fé. Você
deve compreender que mais uma vez que se desligue
espiritualmente de seus veteranos na fé e da
organização, estará sempre numa situação perigosa.
(Daisaku Ikeda).
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O Senhor deve crer no Sutra de Lótus tal como deseja
ardentemente por alimento quando está com fome, ou
por água quando está com sede, espera ansiosamente
para ver seu amor, procura remédio para sua doença
ou como uma linda mulher que deseja cosméticos.
(Nitiren Daishonin).
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Mesmo que estude o Budismo se não perceber a
natureza de sua própria vida, não pode-se afastar do
sofrimento da vida e morte. Se procura o caminho
fora de si mesmo e tenta praticar as mais variadas
formas de exercícios e de bondade, isto é igual a um
pobre que calcula dia e noite a fortuna do seu
vizinho e não obtém um tostão sequer para si.
(Nitiren Daishonin).
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Se o ensino é superior, a pessoa que o abraça é
digna de respeito. Assim sendo, desprezar essa
pessoa é o mesmo que desprezar o próprio ensino.
Isto é comparável a atitude de censurar uma criança,
cujo ato é ao mesmo tempo uma censura aos pais.
(Nitiren Daishonin).
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Se o mau carma do passado de uma pessoa não é
expiado no presente, ela dever passar pelos
sofrimentos do inferno no futuro. Mas, se
experimentar extremas privações presente por causa
do Sutra de Lótus, os sofrimentos do inferno
dissipar-se-ão instantaneamente. (Nitiren Daishonin).
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Um marido e sua esposa são tão íntimos como um corpo
e sua sombra, as flores e seus frutos, ou as raízes
e suas folhas em cada existência da vida. Os insetos
comem as árvores em que vivem, e os peixes bebem da
água em que nadam. Se a grama murcha, as orquídeas
sofrem, e se os pinheiros prosperam, os carvalhos
exultam. Mesmo as arvores e as gramas estão
intimamente relacionadas. (Nitiren Daishonin).
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O tesouro do corpo é mais valioso do que aquele
guardado no cofre, e o tesouro acumulado no coração
é mais valioso do que o tesouro do corpo. Portanto,
dedique-se em acumular o tesouro do coração.
(Nitiren Daishonin).
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Ensinar as pessoas significa lubrificar as rodas
para que as mesmas possam girar; ou fazer flutuar um
navio para que o mesmo possa ser movimentado
facilmente. (Nitiren Daishonin).
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O fato das orações não terem encontrado resposta é
comparável a um forte arco com uma corda frágil ou
uma boa espada nas mão de um covarde. Não é de modo
algum uma falha do Sutra de Lótus.
(Nitiren Daishonin).
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Se você aponta o erro com ardente desejo de
corrigí-lo, você estará agindo bem. Por outro lado,
se agir comandado pelo senso de crítica e injúria,
você estará cometendo um pecado, mesmo que seja
verdade. (Nitiren Daishonin).
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A covardia e a vaidade são os grandes inimigos da
prática da fé. As pessoas com fé inclinadas para a
covardia e vaidade não podem alcançar a iluminação.
A prática da fé é senão o corajoso ato de avançar
com espírito de leão nas horas cruciais ou nos
momentos que surgem as dificuldades. (Daisaku
Ikeda).
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Sua mente, agora desnorteada pela escuridão inata da
vida, é como um espelho embaçado, mas, se polir, é
certo que tornar-se-á claro como cristal de
iluminação das verdades imutáveis. Manifeste-se na
prática da fé, polindo seu espelho incessantemente,
dia e noite.
(Nitiren Daishonin).
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De acordo com o Sutra, se a mente das pessoas é
impura, sua terra também será impura. Pelo
contrário, se suas mentes são puras, assim será sua
terra. Em uma palavra não há duas terras pura e
impura ao mesmo tempo. A diferença está na mente,
boa ou má, das pessoas. (Nitiren Daishonin).
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Aqueles que crêem no Sutra de Lótus, são o como o
inverno: o inverno nunca falha em se tornar
primavera. Desde os antigos, nunca ouvi ou vi o
inverno tornar-se outono. Nem tenho sequer ouvido de
algum crente no Sutra de Lótus que se tornou um
mortal comum. Uma passagem do Sutra diz: Se ouvirem
desta Lei, não há ninguém que não o atinja o Estado
de Buda. (Nitiren Daishonin).
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Existe, definitivamente, algo extraordinário no
avançar e no recuo da maré, no levantar e no descer
da lua, e nas mudanças das estações. Algo incomum
acontece também quando uma pessoa comum atinge o
Estado de Buda. Indubitavelmente, com o aparecimento
dos três obstáculos e quatro maldades, o sábio
alegrar-se-á, e o tolo se acovardará. (Nitiren
Daishonin).
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Quando uma pessoa chega ao fim de sua sorte,
qualquer estratégia que seja, será inútil. Quando a
boa sorte de uma pessoa esgotarem mesmo seus súditos
não o mais a seguirão. (Nitiren Daishonin).
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Considere seu serviço como exercício do Sutra de
Lótus. Sobre o mesmo, Tientai, o Grande disse:
Nenhuma atividade da sociedade, política, econômica,
cultural, industrial, etc, são diferentes dos
princípios do Budismo. (Nitiren Daishonin).
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O Budismo é como o corpo e a sociedade a sombra.
Quando o corpo se curva, assim o faz a sua sombra.
(Nitiren Daishonin).
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A própria vida é o mais alto precioso de todos os
tesouros do universo. Mesmo os tesouros do universo
inteiro não podem igualar ao valor de uma única vida
humana. A vida é como uma chama, e o alimento como o
óleo que lhe permite queimar. (Nitiren Daishonin).
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Se o senhor deseja se livrar-se dos sofrimentos de
nascimento e morte que vem suportando por eras
eternas e deseja alcançar a suprema iluminação nesta
existência, deve despertar para a verdade mística
que sempre existiu dentro da sua vida.
(Nitiren Daishonin).
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Acima de tudo a miséria tem causas nas religiões
heréticas e nas doutrinas falsas. (Daisaku Ikeda).
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Mesmo que tente distorcer a verdade, certamente
chegará o momento em que ela será provada, ou
melhor, devemos comprová-lá a todo custo. Da mesma
forma, mesmo que o mal seja camuflado por todos os
meios, ele será um dia desmascarado para então
encontrar a sua ruína e desaparecer. (Daisaku
Ikeda).
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Quero dizer uma coisa a você. Mesmo se alguém lhe
disser: fuja, desista! Deve responder-lhe; jamais!
Viva jovial e corretamente cada dia, sempre.
(Daisaku Ikeda).
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Não seja impaciente. A felicidade nem sempre está
longe de si.
(Jossei Toda).
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Maus amigos são aqueles que falando candidamente,
insinuando, bajulando e fazendo habilidoso uso das
palavras, conquistam o coração dos ignorantes e
destroem a bondade da mente das pessoas. (Nitiren
Daishonin).
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Bons amigos são aqueles que nos instruem na fé,
empenham-se conosco para aprofundar nossa prática e
estudo, e trabalham em harmonia conosco para o
avanço da Paz Mundial. (Nitiren Daishonin).
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Sem temer os obstáculos e maldades que surgem de
dentro ou de fora, devemos atacá-los e combatê-los,
e esta conquista irá fortalecer a nossa fé. Com
isso, poderemos ensinar e converter outras pessoas e
receber benefícios maiores do que o necessário para
erradicar os débitos do passado. Da mesma forma,
como o veneno se transforma em remédio, podemos
transformar a infelicidade em boa sorte como também
evidenciar em nós mesmos a Lei que possibilita o
acesso a suprema felicidade. (Makiguti).
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Ninguém que se declara meu discípulo jamais deve
tornar-se covarde. Um covarde não pode ter nenhuma
de suas orações respondidas. Os discípulos de
Nitiren não poderão realizar nada se forem covardes.
(Nitiren Daishonin).
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Mesmo quando vocês são derrotados podem criar uma
causa para a vitória futura, e há ocasião sem que,
embora vençam, podem criar uma causa para uma
derrota futura. (Jossei Toda).
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Quanto mais evitarem qualquer acomodação, mais
nitidamente conseguirão distinguir entre é certo e o
errado. Não sou eu quem diz isto, este é o desejo, o
espírito de Nitiren Daishonin. (Daisaku Ikeda).
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Se você não tem a coragem de ser um inimigo do mal,
então também não pode ser um amigo do bem. (Makiguti).
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Pessoas que odeiam serem superadas pelos seus
membros, que ressentem de não serem o centro das
atenções, que sentem ciúmes dessas coisas, possuem
uma mente pequena. Elas estão no mais baixo estado
da existência humana e são os mais baixos seres
humanos. (Daisaku Ikeda).
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Aqueles que ardentemente auxiliam seus membros a
desenvolverem-se tornarem-se grandes indivíduos,
enquanto apoiam alegremente e observam seu
crescimento, são líderes entre os líderes. (Daisaku
Ikeda).
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Estamos sujeitos a termos algum desacordo familiar
em algumas ocasiões, porém jamais devemos
negligenciar o nosso esforço para o desenvolvimento
e progresso. (Daisaku Ikeda).
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O relacionamento entre marido e mulher é muito
profundo e se relaciona de incontáveis existências.
Ciente disso, não devemos destruir este
relacionamento com assuntos insignificantes e sim,
fortificá-los através da prática da fé. (Daisaku
Ikeda).
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Para se ter boa saúde, para trazer a verdadeira
felicidade a família, para trazer paz a todos,
deve-se disciplinar e controlar a própria mente. Se
um homem puder controlar a mente, poder encontrar o
caminho da Iluminação, e toda sabedoria e virtude a
ele virá o com naturalidade. (Sakyamuni).
-
Assim como as pedras preciosas são tiradas da terra,
a virtude surge dos bons atos e a sabedoria nasce da
mente pura e tranqüila. Para se andar com segurança,
nos labirintos da vida humana, é necessário que se
tenham como guias a luz da sabedoria e virtude.
(Sakyamuni).
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O homem que busca a fama, a riqueza e casos amorosos
é como uma criança que lambe mel na lâmina de uma
faca. Ao lamber e provar a doçura do mel, a criança
corre o risco de ter a língua ferida. É como o tolo
que carrega uma tocha contra o vento forte; corre o
risco de ter o rosto e as mãos queimados.
(Sakyamuni).
-
Por trás dos desejos e paixões mundanas que a mente
abriga, acha-se latente, clara e incorruptível, a
fundamental e verdadeira essência da mente.
(Sakyamuni).
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Tudo é, portanto criado, controlado e regido pela
mente. Assim como o carro segue o boi que o puxa, o
sofrimento segue a mente que se cerca de maus
pensamentos e de paixões mundanas. (Sakyamuni).
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Não importando os problemas que possam lhes ocorrer,
os senhores deverão considerá-los transitórios
quanto os sonhos, e encher seus corações com o Sutra
de Lótus. (Nitiren Daishonin).
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Mesmo que fosse possível errar ao apontar a terra,
que alguém fosse capaz de unir os céus, que a maré
não tivesse fluxo e nem refluxo, que o sol se
levantasse no oeste, jamais aconteceria das orações
do Devoto do Sutra de Lótus ficarem sem ser
concretizadas. (Nitiren Daishonin).
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Sofra o que tiver que sofrer, desfrute o que existe
para ser desfrutado, considere tanto o sofrimento
como a alegria como fatos da vida e continue orando,
não importando o que acontecer, e então
experimentará a grande alegria da Lei. (Nitiren
Daishonin)
-
Fortaleça sua fé dia após dia, mês após mês. Se
enfraquecer mesmo um pouco, os demônios
aproveitar-se-ão. (Nitiren Daishonin).
-
Um indivíduo que escala uma montanha eventualmente
terá que descer. Uma pessoa que insulta a outra,
será desprezada. Alguém que deprecia o belo, nascerá
feio. Quem rouba o alimento e roupa de outros,
nascerá no mundo da fome... Esta é a Lei de Causa e
Efeito.
(Nitiren Daishonin).
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Todos os fenômenos físicos e mentais manifestam-se
em uma existência. é crucial então o que a nossa
vida seja orientada através da fé, mesmo em um
simples momento. Todos os pecados são como geada e
as gotas de orvalho, que rapidamente se evaporam sob
os raios do sol da sabedoria. (Nitikan Shonin).
-
Não tenham medo em seus corações de coisas como
elefantes selvagens. Porém, o que devem temer são as
más companhias! Um elefante selvagem destrói apenas
o corpo da pessoa; ele não pode destruir seu
coração. No entanto, a má companhia destrói ambos.
Se você for morto por um elefante selvagem, não
cairá em nenhum dos três maus caminhos (inferno,
fome e animalidade). Mas se as más companhias o
levarem a morte, você certamente cairá em um dos
três! (Sakyamuni).
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As pessoas de grande arrogância não o possuem
integridade, estão vacilando, mudando de opinião
conforme a situação. (Daisaku Ikeda).
-
A causa da derrota não se encontra no obstáculo ou
no rigor das circunstâncias; está no retrocesso na
determinação e na desistência da própria pessoa. Se
falasse em dificuldades, tudo realmente era difícil.
Se falasse em impossibilidades, tudo realmente era
impossível. Quando o ser humano regride em sua
decisão os problemas que se erguem em sua frente
acabam parecendo maiores e confundem-no como uma
realidade imutável. A derrota encontra-se exatamente
nisso. (Daisaku Ikeda).
-
Há sombras nas trevas, mas as pessoas não conseguem
discerni-las. Há trilhas no céus por onde os
pássaros voam, mas as pessoas não as reconhecem. Há
caminhos no mar por onde os peixes nadam, mas as
pessoas não os percebem. (Nitiren Daishonin).
-
A morte não é a maior tragédia do ser humano, é pior
quando algo vital dentro da pessoa morre enquanto
ela ainda está viva. Essa morte é certamente a coisa
mais temível e trágica. (Daisaku Ikeda).
-
Cada um dos senhores deve reunir a coragem do leão e
jamais sucumbir as ameaças de ninguém. O leão não
teme nenhum outro animal, nem tampouco seus filhotes
temem. (Nitiren Daishonin).
-
Se o mau carma de uma pessoa não é expiado nesta
existência, ela deverá passar pelos sofrimentos do
inferno no futuro. Mas, se experimentar extremas
privações por causa do Sutra de Lótus, os
sofrimentos do inferno dissipar-se-ão
instantaneamente.
(Nitiren Daishonin).
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Não devemos acreditar apenas em palavras, em posição
ou ideologia. É a personalidade da pessoa e suas
ações o que importam.
(Daisaku Ikeda). Jamais permita que os impasses da
vida o pertubem. Afinal, ninguém pode escapar dos
problemas, nem mesmo santos ou sábios. Sofra o que
tiver que sofrer. Desfrute o que existe para ser
desfrutado. Considere tanto o sofrimento como a
alegria como fatos da vida.
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As pessoas não existem em função da religião. É a
religião que existe em função das pessoas. Mesmo na
política não é o povo que existe em função dos
políticos. São os políticos que existem em função do
povo. No ensino, os professores existem em função
dos alunos. Os médicos existem, acima de tudo, em
função dos pacientes. Também a existência dos
advogados, cientistas, jornalistas, tudo se resume
em função do povo. Entretanto, na maioria das vezes,
essa posição está invertida. Utilizam-se do povo
para os seus próprios interesses e satisfações.
Aqueles que exploram a religião para seus próprios
fins egoístas oprimem e denigrem as pessoas. Eles
tiram impiedosamente vantagens dos outros,
apossando-se do que podem e então, cruelmente,
deixam as pessoas de lado quando não tem mais nada a
oferecer. Da mesma forma, aqueles que exploram o
mundo da política para o seu próprio fim
compartilham do mesmo desprezo pelas pessoas. Os
senhores não devem ser enganados por esse tipo de
pessoa. As pessoas não existem para beneficiarem os
líderes. O que deve ocorrer é justamente o oposto.
Os líderes, inclusive políticos e clérigos existem
para beneficiar as pessoas. Os professores por sua
vez, existem para o bem dos estudantes. Entretanto,
muitos dos que se encontram em posições de liderança
comportam-se arrogantemente, denigrem as pessoas.
(Daisaku Ikeda).
-
Seria maravilhoso não ter que encontrar
dificuldades, no entanto da mesma forma que os
exames estimulam os estudos de uma pessoa, sem as
dificuldades não pode haver progresso ou
desenvolvimento. Não agir pelo bem é o mesmo que
corresponder ao mal. Não avançar é o mesmo que
retroceder. Fugir perante a luta é o mesmo que
abandonar a fé. "O desespero é o refúgio dos tolos"
- assim diz o ditado. Enquanto mantiverem a
esperança, enquanto empreenderem ações corajosas
para lutar, podem estar certos de que a primavera
irá chegar novamente. Um provérbio russo diz: "Não
existe inverno no reino da esperança." (Daisaku
Ikeda).
-
Somente o conhecimento não é suficiente. Somente
quando o conhecimento alia-se a sabedoria é que uma
pessoa pode atingir a vitória na vida. Sem
sabedoria, não se pode distinguir as pessoas boas ou
más. (Daisaku Ikeda).
-
A oração é a energia da vida, permeando todo o
universo e tornando-se força motriz para a mudança.
(Daisaku Ikeda).
-
Cada um tem sua própria posição e papel a
desempenhar. Os senhores tem a sua própria missão
que somente os senhores podem concretizar. (Daisaku
Ikeda).
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Cada qual pagará a si mesmo pela má ação que
cometeu. Praticando uma boa ação, cada qual se
purificará a si mesmo. Não se pode purificar uns aos
outros. (Sakyamuni)
-
Minhas obras são meu bem; minhas obras são minha
herança; minhas obras são o seio que me leva; minhas
obras são a razão a qual pertenço; minhas obras são
meu refúgio. (Sakyamuni).
-
Aquele que percebe a existência da dor e conhece sua
causa, remédio e extinção, compreende as quatros
nobres verdades está no bom caminho. Seu reto
propósito de ser a luz que iluminar seus passos, e a
palavra verdadeira, o seu refúgio. Caminhar em linha
reta, porque reta é a conduta. (Sakyamuni).
-
Feliz aquele que vence o egoísmo, alcança a paz,
encontra a verdade. A verdade liberta-nos do mal;
não há no mundo libertador igual. Confia na verdade,
mesmo que não sejais capazes de compreendê-la, mesmo
que no começo vos pareça amarga a sua doçura.
(Sakyamuni)
-
O louco que reconhece sua loucura possui algo de
prudente; porém, o louco que se presume sábio esse
está realmente louco.
(Sakyamuni).
-
Não busco recompensa alguma, nem mesmo renascer num
paraíso; procuro, porém, o bem dos homens, procuro
reconduzir os que saíram do Caminho, alumiar os que
vivem nas trevas e no erro, banir do mundo toda pena
e sofrimento. (Sakyamuni).
-
A fama é passageira. É como uma miragem ou luz de
vaga-lume. Como Nitiren Daishonin diz, "ser elogiado
por tolos - essa é a maior vergonha." A fama nada
tem a ver com felicidade. Não estamos vivendo
meramente pela popularidade ou fama, transitórias
como a espuma sobre a água. Estamos avançando ao
longo do supremo caminho de vida, que se levanta
sobre todos os fenômenos efêmeros. (Daisaku Ikeda).
-
Não são poucas as vezes que as diversas formas de
infelicidade nesta vida são provocadas por erros de
decisão ou escolha. Portanto é errado considerar que
todos os acontecimentos são manifestações de carmas
ou destinos pré-determinados. Com base nesse ponto,
concluímos que precisamos ter sabedoria no momento
em que tomamos decisões na vida e em nossas ações
diárias. Por exemplo: uma pessoa que ganhe 100 reais
por mês e gasta 150 reais, certamente irá sofrer com
os cobradores e a falta de dinheiro. Assim começará
a se lamentar dizendo sofrer de "carma financeiro".
A falta de sabedoria e o erro de decisão provocaram
a manifestação de um sofrimento, e esse sofrimento
em si é efeito do carma.
(Daisaku Ikeda).
-
Se cada um for invencível, não haverá problemas sem
solução. Quando tivermos este espírito, o nosso
potencial aumentar ainda mais e nenhum objetivo
ficar sem ser concretizado. Todos os problemas terão
solução todos os sofrimentos serão transformados em
felicidade. (Daisaku Ikeda).
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Nós todos fazemos parte da grande família da
humanidade e somos moradores em comum de uma imensa
casa chamada terra. Não há outra forma senão nos
entendermos. Não há por que não chegarmos a um
entendimento através de um sincero diálogo. Ao menos
devemos nos esforçar e nos empenhar ao máximo para
isso. Quem não se esforça nesse sentido demonstra
uma grande arrogância em relação as pessoas. Além
disso, na maioria das vezes, existe por trás disso
um espírito covarde que tenta proteger a si mesmo.
(Daisaku Ikeda).
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Obviamente, desde que somos seres humanos,
eternamente existirão algumas espécies de conflitos,
rivalidades ou mesmo divergências de opiniões.
Entretanto, terminantemente, jamais haver a
necessidade de nutrirem-se de ódio ou mesmo
matarem-se uns aos outros. (Daisaku Ikeda).
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As pessoas não são nobres desde o nascimento, mas se
enobrecem através de suas ações. As pessoas não são
medíocres desde o seu nascimento, mas tornam-se
assim através de suas ações. Se existem alguma
diferença entre as pessoas, então essa diferença
está somente nas suas realizações. (Daisaku Ikeda).
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O valor de uma religião depende de sua capacidade de
conter a ambição, o ódio e a insensatez. Não se deve
confiar na mente que está cheia de cobiça, ira e
estultícia. Não se deve deixar a mente desenfreada,
deve-se mantê-la sob rígido controle. É muito
difícil ter o perfeito controle mental. Aqueles que
buscam a Iluminação devem livrar-se primeiro do fogo
de todos os desejos. O desejo é como fogo
devastador, e aquele que está trilhando o caminho da
Iluminação deve evitar o fogo do desejo, assim como
o homem que carrega um fardo de feno evita as
chamas. É loucura um homem arrancar seus olhos, pelo
temor de ser tentado pelas formas bonitas. A mente é
o senhor e se ela estiver sob controle, os menores
desejos desaparecerão. (Sakyamuni).
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